O DIREITO TRIBUTÁRIO TRATA DAS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS JURÍDICAS E FÍSICAS, NA QUALIDADE DE CONTRIBUINTES E DO ESTADO.
O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL ESTÁ REGIDO PELO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL QUE REGULA A EMENDA CONSTITUCIONAL 18 DE 1/12/1965 E CALCADO NO ART. 5º, XV, alínea “b” da Constituição Federal, além de outras normas complementares, supletivas e regulamentaras, federais, estaduais e municipais.
O SISTEMA CUIDA DOS TRIBUTOS QUE SÃO DIVIDIDOS EM TRÊS CLASSES: IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA.
TODA ESSA ORDEM TRIBUTÁRIA ESTABELECE QUEM SÃO OS CONTRIBUINTES, QUAIS SÃO OS FATOS GERADORES QUE FAZEM NASCER A OBRIGAÇÃO DE PAGAR O TRIBUTO, DELINEANDO SUA INSTITUIÇÃO, IMPOSIÇÃO, ARRECADAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONSEQUENTES.
O TRIBUTO TEM NATUREZA COMPULSÓRIA, DE ORDEM LEGAL E COBRADO PELA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA COMPETENTE.
MAS O FATO DE SER COMPULSÓRIO OU OBRIGATÓRIO, NÃO O TORNA ARBITRÁRIO E INDISCRIMINADO. O ORDENAMENTO JURÍDICO TAMBÉM ESTABELECEU PRINCÍPIOS E NORMAS QUE DEVEM NORTEAR OS TRIBUTOS E QUE IMPÕEM LIMITES AO PODER DE TRIBUTAR.
E, QUANDO ESSE PODER ULTRAPASSA OU VIOLA ESSES CONTORNOS, O CONTRIBUINTE QUE ESTÁ SENDO ONERADO INDEVIDAMENTE OU QUE PODERIA FAZER JUS A UMA ISENÇÃO OU QUE DETÉM UMA CONDIÇÃO PARA REDUZIR OU REENQUADRAR BENEFICAMENTE SUA CARGA TRIBUTÁRIA E ATÉ MESMO A BASE DE CÁLCULO UTILIZADA, CONTA COM FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS E JUDICIAIS PARA CORRIGIR ESSAS IMPROPRIEDADES.
DAÍ TAMBÉM NASCE A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, MUITO MAIS EFICAZ E MENOS ONEROSO DO QUE A CORREÇÃO DE UMA SITUAÇÃO JÁ ESTABELECIDA. SEU PRINCIPAL OBJETIVO É REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA E REVERTER RECURSOS E BENEFÍCIOS EM PROL DO CONTRIBUINTE.
DENTRE OS TEMAS, DESTACAMOS:
- ADICIONAL DE 10% DO FGTS – INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE
- AFRMM –– BASE DE CÁLCULO –– EXCLUSÃO DE DESPESAS NÃO RELACIONADAS AO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE CARGA
- BASE DE CÁLCULO DO ISS É FATURAMENTO, NÃO CUSTO DA OPERAÇÃO;
- CONTRIBUIÇÃO AO SAT/RAT (PAGAMENTO CONFORME O EFETIVO GRAU DE RISCO DE CADA ESTABELECIMENTO COM CNPJ DISTINTO) / QUESTIONAMENTO DAS MAJORAÇÕES INTRODUZIDAS;
- CONTRIBUIÇÃO DE 15% SOBRE PAGAMENTOS (VALOR BRUTO DA NOTA FISCAL) A COOPERATIVAS DE TRABALHO;
- EXCLUSÃO DO ICMS DO CÁLCULO DO FUNRURAL;
- EXCLUSÃO DAS DESPESAS DE CAPATAZIA DA BASE DE CÁLCULO DO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO;
- ICMS – SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. RESTITUIÇÃO DO EXCESSO;
- ICMS EM SUBSTITUIÇÃO TAMBÉM NÃO INTEGRA BASE DE PIS E COFINS;
- ILEGITIMIDADE DO IPI NA REVENDA DE PRODUTOS MANUFATURADOS DE PROCEDÊNCIA ESTRANGEIRA;
- INSS – VERBAS SEM NATUREZA SALARIAL;
- IRPJ/CSLL SOBRE JUROS MORATÓRIOS E SOBRE INDENIZAÇÕES;
- IRPJ/CSLL/PIS/COFINS SOBRE CRÉDITOS DE ICMS (BENEFÍCIOS FISCAIS);
- NÃO INCIDÊNCIA DO PIS E COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS
- COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA PARA PAGAR IRPJ E CSLL
- PIS/COFINS –– CRÉDITOS DE DESPESAS ADUANEIRAS
- PIS/COFINS/CPRB. DEDUÇÃO DO ICMS E ISS NA BASE DAS CONTRIBUIÇÕES
- PLR É ISENTO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SE SINDICATO NEGOCIOU
- RPJ/CSLL. PAT (PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR) – LIMITE DA DEDUÇÃO DA BASE DE CÁLCULO
- ICMS A SER EXCLUÍDO DA BASE DO PIS E DA COFINS É O DESTACADO NA NOTA FISCAL
- AFASTAMENTO DA COBRANÇA DE IPI SOBRE MERCADORIA ROUBADA
- TAXA DE CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO NÃO CONSTITUI RECEITA DO VENDEDOR
- TAXA DO SISCOMEX –– MAJORAÇÃO –– ILEGALIDADE
- PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO